Notícias

Coligação Primeiro Arouca apresentou candidatos às autárquicas

A coligação Primeiro Arouca, que junta PSD, CDS-PP, PPM e Iniciativa Liberal, apresentou este domingo os seus candidatos à Câmara, Assembleia Municipal e juntas de freguesia. A sessão decorreu no Edifício do Rancho Folclórico das Lavradeiras de Canelas.

Na cerimónia, o candidato à presidência da Câmara Municipal, Vítor Carvalho, destacou a qualidade das listas apresentadas e a importância das freguesias no quadro autárquico. O cabeça-de-lista defendeu “uma autarquia mais próxima, que responda no terreno e partilhe decisões com os presidentes de junta”, sublinhando que pretende tratar “cada freguesia com equidade, como se fossem 16 filhos”.

Embora sem detalhar todas as medidas do programa, Vítor Carvalho apontou como eixos centrais a boa governação, a participação e a transparência. Entre as propostas anunciadas, destacou-se a criação de uma equipa permanente de apoio técnico às juntas de freguesia e a recuperação das figuras dos guarda-rios e guardas-florestais, com vista ao reforço da vigilância e prevenção de incêndios.

O presidente da concelhia do PSD de Arouca, Rui Vilar, apresentou os candidatos como um “compromisso com a terra e com o bem comum”, descrevendo Vítor Carvalho como “um homem preparado, de ação, de consensos e de futuro”. Na sua intervenção, utilizou ainda uma metáfora para caracterizar a realidade do concelho, defendendo a necessidade de uma “mudança segura e tranquila”.

Já Pedro Vieira, cabeça-de-lista à Assembleia Municipal e atual presidente daquele órgão deliberativo, destacou a importância da união e da participação cívica. Recordou medidas implementadas no último mandato, como a transmissão online das sessões, mas admitiu que “ainda há muito a fazer”.